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Platinum RPG
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Platinum RPG
Platinum RPG
1ªEdição
Apresentação
Platinum é um sistema de RPG com mecânica simplificada e versátil, sendo fácil criar novas classes, raças, etc. Você precisará apenas de um dado de 6 lados (d6), lápis, borracha e papel. Sendo um sistema livre, você pode usá-lo para seus projetos pessoais.
Mecânica Básica
Sempre que um personagem quiser fazer algo que tenha chance de falha, ele deverá rolar 1d6. O resultado deve ser igual ou maior que uma CD (Classe de Dificuldade) escolhida pelo mestre.
1 CD Muito Fácil
2 CD Fácil
3 CD Normal
4 CD Difícil
5 CD Muito Difícil
Criação de Personagens
Os personagens são criados escolhendo uma raça (que define o atributo do personagem) e uma classe (que define suas habilidades dentro e/ou fora do combate).
Os Atributos
Todo personagem possui um atributo. Ele receberá bônus em testes relacionados á esse atributo. Os atributos são: Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma. Cada raça possui atributos que podem ser escolhidos, e nenhum personagem pode ter mais de um.
As Raças
Humano: Qualquer
Anão: Constituição ou Sabedoria
Elfo: Destreza ou Inteligência
Halfling: Destreza ou Carisma
Meio-Orc: Força ou Constituição
Meio-Elfo: Qualquer (exceto Constituição)
Gnomo: Inteligência ou Sabedoria
Goblin: Destreza ou Constituição
As Classes
Cada classe possui treinamento em alguma perícia (Crime, Sobrevivência, Artes, Esportes, Ciências, Animais, Investigação, Idiomas, Máquinas, Medicina ou Manipulação) e/ou combate (corporal ou á distância). Algumas classes também podem usar magia (arcana ou divina). A classe também define o equipamento que o personagem usa.
Equipamento
Cada personagem começa com 100 moedas para comprar seu equipamento. Aqui estão listados os mais básicos.
1ªEdição
Apresentação
Platinum é um sistema de RPG com mecânica simplificada e versátil, sendo fácil criar novas classes, raças, etc. Você precisará apenas de um dado de 6 lados (d6), lápis, borracha e papel. Sendo um sistema livre, você pode usá-lo para seus projetos pessoais.
Mecânica Básica
Sempre que um personagem quiser fazer algo que tenha chance de falha, ele deverá rolar 1d6. O resultado deve ser igual ou maior que uma CD (Classe de Dificuldade) escolhida pelo mestre.
1 CD Muito Fácil
2 CD Fácil
3 CD Normal
4 CD Difícil
5 CD Muito Difícil
Criação de Personagens
Os personagens são criados escolhendo uma raça (que define o atributo do personagem) e uma classe (que define suas habilidades dentro e/ou fora do combate).
Os Atributos
Todo personagem possui um atributo. Ele receberá bônus em testes relacionados á esse atributo. Os atributos são: Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma. Cada raça possui atributos que podem ser escolhidos, e nenhum personagem pode ter mais de um.
As Raças
Humano: Qualquer
Anão: Constituição ou Sabedoria
Elfo: Destreza ou Inteligência
Halfling: Destreza ou Carisma
Meio-Orc: Força ou Constituição
Meio-Elfo: Qualquer (exceto Constituição)
Gnomo: Inteligência ou Sabedoria
Goblin: Destreza ou Constituição
As Classes
Cada classe possui treinamento em alguma perícia (Crime, Sobrevivência, Artes, Esportes, Ciências, Animais, Investigação, Idiomas, Máquinas, Medicina ou Manipulação) e/ou combate (corporal ou á distância). Algumas classes também podem usar magia (arcana ou divina). A classe também define o equipamento que o personagem usa.
Classe | Habilidades | Equipamento |
Guerreiro | Treinado em combate corporal | Arma +3, Armadura +2, Escudo |
Ladino | Treinado em Crime | Arma +2, Armadura +1 |
Mago | Treinado em Idiomas e magia arcana | Arma +2, Armadura +0 |
Clérigo | Treinado em magia divina | Arma +2, Armadura +2, Escudo |
Druida | Treinado em magia divina e Sobrevivência | Arma +2, Armadura +0, Escudo |
Bardo | Treinado em Artes e magia arcana | Arma +2, Armadura +1 |
Ranger | Treiando em Sobrevivência e combate á distância | Arma +3, Armadura +1 |
Paladino | Treiando em combate corporal e magia divina. Deve sempre lutar pela bondade e pela ordem, nunca mentir, roubar ou trapacear e sempre ajudar pessoas boas, ou perderá os poderes divinos temporariamente | Arma +3 , Armadura +2, Escudo |
Bárbaro | Treinado em combate corporal e Sobrevivência. É analfabeto. +4 PVs totais | Arma +3, Armadura +0. |
Monge | Treinado em combate desarmado. +4 PVs totais | Nenhum |
Equipamento
Cada personagem começa com 100 moedas para comprar seu equipamento. Aqui estão listados os mais básicos.
Item | Preço | Exemplo |
Arma +3 | 50 | Espada longa, machado, lança, arco composto, etc. |
Arma +2 | 30 | Adaga, funda, espada curta, arco, cajado, mangual, etc. |
Armadura +1 | 40 | Armadura de couro, gubão de peles, etc. |
Armadura +2 | 60 | Cota de malha, armadura de placas ou completa, etc. |
Escudo | 40 | Pequeno, grande, de madeira ou aço, redondo, etc. |
Munição (x10) | 5 | Flechas, balas, virotes, pedras (para funda), etc. |
Tocha | 5 | Ilumina 10m por 1 hora |
Ração | 5 | Comida para uma pessoa por 1 dia |
Tenda | 10 | Tenda para até 4 pessoas |
Kindex- Black Mage
- Mensagens : 765
Pontos de Experiência : 8669
Boa Fama : 48
Data de inscrição : 29/03/2012
Idade : 28
Localização : Morto.
Ficha do personagem
Básico:
Vantagens/Desvantagens/Perícias:
Descrição História:
Re: Platinum RPG
Magias
Magos e Bardos conjuram magia arcana. Druidas, Clérigos e Paladinos conjuram magias divinas. Estas classes são chamadas de Conjuradoras.
Conjurando Magias: Cada classe pode conjurar no máximo 4 magias por dia, ou 5 se tiver um atributo Inteligência (para Magos), Carisma (para Bardos) ou Sabedoria (para Druidas, Paladinos e Clérigos).
Conjurar uma magia basta o jogador dizer ao mestre qual magia pretende conjurar. Ela acerta automaticamente a menos que a descrição diga o contrário.
Magias Conhecidas: Cada classe possui um número de magias conhecidas. Você deve escolhê-las da lista de magias arcanas ou divinas dependendo da classe.
Magos: 6
Bardos e Clérigos: 4
Druida: 5
Paladino: 3
Magias Arcanas
Magias Divinas
Combate
O combate é bem simples. Primeiro, o mestre decide a ordem do combate (personagens com atributo Destreza geralmente atacam primeiro). O ataque é feito por um teste:
Um personagem treinado em combate ataca um sem treinamento em combate: CD 2
Um não treinado ataca um treinado em combate: CD 4
Dois personagens com ou sem o mesmo treinamento: CD 3
Pontos de Vida: Todo personagem tem 8 pontos de vida. Personagens com Constituição tem 10 pontos de vida.
Dano: É causado pela arma e reduzido pela armadura. Inclua +1 para ataques corporais se tiver atributo Força ou ataques á distância se tiver atributo Destreza (que reflete a capacidade de acertar em locais estratégicos e desprotegidos).
Escudos: O personagem pode defender com um escudo se quiser. Nesse caso, o dano não é reduzido pela armadura, e sim absorvido pelo escudo, que leva todo o dano. Um escudo tem 10 PVs, e se chegar á 0 ele quebra.
Bestiário
Aqui uma pequena lista com monstros e inimigos para você usar em suas aventuras.
Platinum RPG
Por Kindex Rockslide
Você pode usar esse sistema para seus projetos pessoais, comerciais ou não, desde que cite esta fonte e coloque esta mesma licença no sistema!
Magos e Bardos conjuram magia arcana. Druidas, Clérigos e Paladinos conjuram magias divinas. Estas classes são chamadas de Conjuradoras.
Conjurando Magias: Cada classe pode conjurar no máximo 4 magias por dia, ou 5 se tiver um atributo Inteligência (para Magos), Carisma (para Bardos) ou Sabedoria (para Druidas, Paladinos e Clérigos).
Conjurar uma magia basta o jogador dizer ao mestre qual magia pretende conjurar. Ela acerta automaticamente a menos que a descrição diga o contrário.
Magias Conhecidas: Cada classe possui um número de magias conhecidas. Você deve escolhê-las da lista de magias arcanas ou divinas dependendo da classe.
Magos: 6
Bardos e Clérigos: 4
Druida: 5
Paladino: 3
Magias Arcanas
Magia | Efeito |
Bola de fogo | Causa 2 pontos de dano e mais 1 no turno seguinte. |
Relâmpago | Causa 3 pontos de dano. |
Raio de gelo | Causa 2 pontos e dano e aumenta em um nível a CD do próximo ataque do alvo. |
Ilusão | Cria uma ilusão de até 2m que dura 1 hora. Sem som ou cheiro. |
Invocar criatura | Invoca uma criatura para lutar pelo mago. Tem 6 PVs, Dano 3 e Armadura 0. Dura um minuto. |
Sono | Alvo dorme por uma hora se falhar num testes de CD 3, e acorda se sofrer qualquer dano. |
Detectar magia | Detecta a direção e intensidade de um objeto ou criatura sob efeito de magia por 1 minuto |
Levitação | Alvo levita a até 2m de altura do chão por 1 minuto |
Arma mágica | Arma recebe +1 no dano por 1 minuto |
Magia | Efeito |
Cura | Restaura 3 PVs do conjurador ou do alvo ao toque |
Luz sagrada | Causa 3 pontos de dano em mortos-vivos, demônios e outras criaturas das trevas. |
Proteção | Aumenta em um nível a CD para atingir o alvo por 1 minuto |
Barreira mística | Aumenta a armadura do alvo em +1 por 1 minuto |
Bênção divina | Diminui em 1 nível a CD de um teste seu ou do alvo |
Invocar animais | Invoca 1d6 animais, com 4 PVs, Dano 2 e Armadura 0 por 1 minuto. |
Detectar o mal | Igual a detectar magia, mas funciona apenas para criaturas com objetivos malignos |
Criar plantas | Cria plantas comestíveis (comida para até 4 pessoas) |
Criar água | Cria água potável (para até 4 pessoas) |
O combate é bem simples. Primeiro, o mestre decide a ordem do combate (personagens com atributo Destreza geralmente atacam primeiro). O ataque é feito por um teste:
Um personagem treinado em combate ataca um sem treinamento em combate: CD 2
Um não treinado ataca um treinado em combate: CD 4
Dois personagens com ou sem o mesmo treinamento: CD 3
Pontos de Vida: Todo personagem tem 8 pontos de vida. Personagens com Constituição tem 10 pontos de vida.
Dano: É causado pela arma e reduzido pela armadura. Inclua +1 para ataques corporais se tiver atributo Força ou ataques á distância se tiver atributo Destreza (que reflete a capacidade de acertar em locais estratégicos e desprotegidos).
Escudos: O personagem pode defender com um escudo se quiser. Nesse caso, o dano não é reduzido pela armadura, e sim absorvido pelo escudo, que leva todo o dano. Um escudo tem 10 PVs, e se chegar á 0 ele quebra.
Bestiário
Aqui uma pequena lista com monstros e inimigos para você usar em suas aventuras.
Kobold Classe: Nenhuma Atributo: Nenhum Pts de Vida: 4 Dano 2 (lança) Armadura 0 (pêlos) Essa pequena criatura parece uma mistura de réptil e cachorro. É muito covarde e sempre ataca em vantagem numérica. |
Goblin Classe: Nenhuma ou Ladino Atributo: Destreza Pts de Vida: 4 Dano 2 (adaga) Armadura 0 (vestes) Uma criaturinha esverdeada que vive em cavernas, becos e ás vezes assalta viajantes em estradas. |
Esqueleto Classe: Nenhuma Atributo: Nenhum Pts de Vida: 5 Dano 2 (espada enferrujada) Armadura 0 (couro podre) Esse morto-vivo é o esqueleto de uma criatura que morreu e foi animada por energia negativa. |
Esqueleto Guerreiro Classe: Guerreiro Atributo: Força Pts de Vida: 6 Dano 3 (espada longa) Armadura 1 (armadura enferrujada) Um esqueleto mais poderoso que costuma comandar esqueletos comuns ou servir como general por algum necromante. |
Orc Classe: Nenhuma Atributo: Força Pts de Vida: 6 Dano 3 (machado ou porrete) Armadura 0 (pele ou couro) Essa grande criatura verde tem presas nas mandíbulas e vive em tribos bárbaras, ou no subterrâneo. |
Orc Bruto Classe: Bárbaro Atributo: Força Pts de Vida: 8 Dano 3 (machado de batalha) Armadura 1 (couro) Um orc maior e mais poderoso que o normal. Costuma ser líder de uma tribo ou general de guerra. |
Ogre Classe: Bárbaro Atributo: Força e Constituição Pts de Vida: 20 Dano 3 (porrete) Armadura 1 (vestes reforçadas) Um brutamontes gigante, feio, fedorento, e muitas outras coisas desagradáveis. Vive em cavernas, geralmente sozinho. |
Platinum RPG
Por Kindex Rockslide
Você pode usar esse sistema para seus projetos pessoais, comerciais ou não, desde que cite esta fonte e coloque esta mesma licença no sistema!
Kindex- Black Mage
- Mensagens : 765
Pontos de Experiência : 8669
Boa Fama : 48
Data de inscrição : 29/03/2012
Idade : 28
Localização : Morto.
Ficha do personagem
Básico:
Vantagens/Desvantagens/Perícias:
Descrição História:
Re: Platinum RPG
E essa é só a 1ª edição. Na 2ª eu pretendo colocar um sistema de progressão de níveis, um sistema de talentos e magias também.
Mas antes tenho que fazer o playtest, acho que 8 PVs de base é muito, talvez devesse ser 6 PVs.
Mas antes tenho que fazer o playtest, acho que 8 PVs de base é muito, talvez devesse ser 6 PVs.
Kindex- Black Mage
- Mensagens : 765
Pontos de Experiência : 8669
Boa Fama : 48
Data de inscrição : 29/03/2012
Idade : 28
Localização : Morto.
Ficha do personagem
Básico:
Vantagens/Desvantagens/Perícias:
Descrição História:
Re: Platinum RPG
Tenho que corrigir ainda o bug do Monge (esqueci de colocar que ele causa 2 pontos de dano mesmo desarmado)
Kindex- Black Mage
- Mensagens : 765
Pontos de Experiência : 8669
Boa Fama : 48
Data de inscrição : 29/03/2012
Idade : 28
Localização : Morto.
Ficha do personagem
Básico:
Vantagens/Desvantagens/Perícias:
Descrição História:
Re: Platinum RPG
Bem legal. Mas vê se cria algo para histórias modernas também, só um pedido meu.
Pontus Maximus- Soldado de Deus
- Mensagens : 1987
Pontos de Experiência : 14205
Boa Fama : 16
Data de inscrição : 15/05/2012
Ficha do personagem
Básico:
Vantagens/Desvantagens/Perícias:
Descrição História:
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