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CAMPANHAS - NÍVEL DE PODER

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CAMPANHAS - NÍVEL DE PODER  Empty CAMPANHAS - NÍVEL DE PODER

Mensagem por hwgrana Qua 17 Jul 2013, 00:03

Lendo Mega City e vendo como o material foi dividido (Super, torneio das sombras, megadroides, nova memphis, MC contra-ataca) veio a idéia de organizar as regras de 3d&t em níveis de poder (NP) para campanhas. 

Acho útil a sugestão de níveis de poderes para ajudar a definir o tipo de estória que se deseja contar. No manual 3d&t Alpha já existe essa divisão para jogadores (pontuação inicial), mas mesmo com poucos pontos um personagem pode ter acesso a vantagens que destoam de determinados tipos de campanhas.

OBS: Sei que o mestre/narrador tem a palavra final sobre as regras e que o bom senso é a regra de ouro, mas as regras existem para dar suporte às decisões tomadas nas narrações e para facilitar a ambientação. Sem falar que para um novato no sistema (ou no rpg em si) há dificuldades em discernir o que prejudica/desequilibra ou não a ambientação. E o 3D&t é um sistema notório por ser a porta de entrada de muitos neste hobby.

Bom, minhas sugestões iniciais:

1- Organizar as Vantagens e Desvantagens por Nível de Poder;

2- Sugestão em cada Nível de Poder ou tipo de campanha das vantagens e desvantagens sugeridas, vantagens restritas e proibidas;

3- Elaboração de uma regra de compatibilização de vantagens de diferentes NP (Com 1 ponto se tem Imortal ou Anular Sentido, mas é o mesmo custo de Equilibrio Ying Yang ou Aparência Inofensiva);

4- Sugestão de tipos de estória/cenários que se enquadram em determinado NP;

Os níveis de campanha baseia-se nas pontuações iniciais de 3d&t (exceto Pessoas Comuns):

Novato - Campanha Realista: 

Aqui utiliza-se as regras de Mega City Contra-Ataca (Proteção de nicho) em conjunto com  a vantagem Equipamentos

A sugestão é que as vantagens restritas ou mais exageradas só possam ser acessadas através da vantagem Equipamento.

No arquivo Anexo 1 (disponível no Non Plus RPG) existem diversas vantagens compatíveis com esse tipo de campanha;

Lutador - Campanha Heróica:

Acesso á habilidades extraordinárias (como o KI de artistas Marcais), mas ainda com heróis ainda próximos da realidade e nível de poder ainda humanamente possíveis (apesar de já extrapolarem um pouco);

Campeão - (Lendária) 

Acesso a habilidades sobrenaturais, poderes especiais. Heróis míticos. Os jogadores interpretam criaturas sobrenaturais (anjos, demnios, vampiros, mutantes, etc);

Lenda - (Sobre Humana, sobre humana, etc;)

Na verdade o 3D&T como foi concebido. Tudo é possível, poderes fantásticos, etc. Sem limites.

Esse é o esboço em cima do qual eu comecei a trabalhar.

Abraço.
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Mensagem por Pontus Maximus Qua 17 Jul 2013, 12:47

Olha na verdade quase tudo que você disse já faz parte das regras oficiais, mas o 4 item que você mencionou são um ponto interessante. Mas seja como for mesmo sendo 1 ponto uma vantagem simples ainda pode ser considerada heróica.

Vantagens mais estéticas como Aparência Inofesiva e Deslumbrante por exemplo se ficar a 0 ponto ainda sim será algo acima da media então 1 Ponto ainda acho totalmente aceitável para pessoas comuns também.
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Mensagem por hwgrana Qui 18 Jul 2013, 03:04

Oi Pontus, obrigado por dar sua contribuição.

Pois é, a idéia é realmente utilizar as regras oficiais. O que eu imagino é só uma outra forma de organizar essas regras.

Por exemplo:

No nível de poder Realista seria indicado a pontuação inicial de Novato, as regras de proteção de nicho, uma lista de vantagens sugeridas para esse tipo de campanha, assim como uma lista sugerida de vantagens restritas e proibidas.
 
No final do capítulo poderia vir um exemplo de ambientação condizente com este nível de poder: (ex: investigação Cthulhu, ou fantasia histórica ou old school) e talvez alguma outra regra própria para ambientação (como sanidade para Cthulhu).

Aí no nível de poder seguinte, Heróica, seria recomendado a pontuação inicial Lutador, com uma lista de vantagens sugeridas para ressaltar o aspecto heróico da estória (Pontos de Vida Extra ou Energia Extra por exemplo - que aí não seriam mais restritas ou probidas), sugestões de outras vantagens restritas e proibidas.

No final capítulo viria sugestão de ambientações heróicas (Street Fighters, Alta Fantasia Medieval, etc)

E da mesma maneira para os outros NPs.

Quanto aos valores das vantagens o que penso é o seguinte:

Em Mega City Contra Ataca são apresentadas novas vantagens apropriadas para aquele tipo de narrativa, algumas conflitantes com vantagens do manual básico.

Por exemplo: Equilíbrio Ying Yang e Pontos de Magia Extras. As duas tem as mesmas funções, mas com intensidade diferentes e possuem o mesmo custo. Uma é indicada para o nível de poder mais "realista" (no qual a outra é uma vantagem restrita) e a outra é indicada para um nível de poder maior.

Mas aí o Equilíbrio Ying Yang perde atratividade em cenários de NP maior. O sistema de compatibilização que imaginava (assim como a divisão das vantagens por NP) era para que essas vantagens de NP mais baixo ainda pudessem ser atrativas em campanhas de NP mais alto.

Assim como existe a regra de vantagens restritas e proibidas para as vantagens mais "poderosas" nas ambientações mais "realistas", haveria uma regra para as vantagens mais "fracas" para ambientações de NP mais elevado.

O que eu estou analisando agora é se em 3d&t é necessário (ou útil - porque necessário provavelmente não é hehehe) todos esse níveis que eu sugeri. Talvez somente 2 ou 3 dariam conta (heróico e épico ou  heróico, lendário e épico.

A idéia principal é ressaltar o aspecto genérico do 3d&t, que às vezes é passa batido para as pessoas e perpetua o esterótipo de regras apelativas e tal. Sendo que devido principalmente aos seus Atributos o 3d&t é provavelmente o RPG mais genérico que eu conheço, principalmente após as regras de Mega City.

Um grande abraço.
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Mensagem por Pontus Maximus Qui 18 Jul 2013, 12:47

Um equilibrio é o que você procura certo? Uma maneira de englobar todos os pontos que o sistema pode comporta certo?

Bom eu vejo mais ou menos assim, algumas Vantagens Únicas são aplicaveis em campanhas de Nicho (aquelas de 0 ponto ou com alguma outra explicação que não precisa ser elaborada demais).

Existe a regra de Pontos de Destino, quanto mais baixo o nível de poder de um personagem mais Pontos de Destino ele pode ter.

Particularmente eu gostei de Vigoroso e Yin-Yang porque eles fornecem +2 em Pv`s e Pm`s por ponto de R algo que Pm e Pv extra não dá.

Um equilibrio é legal, eu também gosto disso. Mas o que sugere, variaveis de uma mesma Vantagem para tipos diferentes de campanha?
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Mensagem por Mataro Qui 18 Jul 2013, 19:44

Bem interessante a sua ideia.

Posta um esboço ai do que você quer pra gente ter uma ideia Smile
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