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    Platinum RPG

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    Platinum RPG

    Mensagem por Kindex em Qua 01 Maio 2013, 11:57

    Platinum RPG

    1ªEdição

    Apresentação


    Platinum é um sistema de RPG com mecânica simplificada e versátil, sendo fácil criar novas classes, raças, etc. Você precisará apenas de um dado de 6 lados (d6), lápis, borracha e papel. Sendo um sistema livre, você pode usá-lo para seus projetos pessoais.

    Mecânica Básica


    Sempre que um personagem quiser fazer algo que tenha chance de falha, ele deverá rolar 1d6. O resultado deve ser igual ou maior que uma CD (Classe de Dificuldade) escolhida pelo mestre.

    1 CD Muito Fácil

    2 CD Fácil

    3 CD Normal

    4 CD Difícil

    5 CD Muito Difícil

    Criação de Personagens


    Os personagens são criados escolhendo uma raça (que define o atributo do personagem) e uma classe (que define suas habilidades dentro e/ou fora do combate).

    Os Atributos


    Todo personagem possui um atributo. Ele receberá bônus em testes relacionados á esse atributo. Os atributos são: Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma. Cada raça possui atributos que podem ser escolhidos, e nenhum personagem pode ter mais de um.

    As Raças


    Humano: Qualquer

    Anão: Constituição ou Sabedoria

    Elfo: Destreza ou Inteligência

    Halfling: Destreza ou Carisma

    Meio-Orc: Força ou Constituição

    Meio-Elfo: Qualquer (exceto Constituição)

    Gnomo: Inteligência ou Sabedoria

    Goblin: Destreza ou Constituição

    As Classes


    Cada classe possui treinamento em alguma perícia (Crime, Sobrevivência, Artes, Esportes, Ciências, Animais, Investigação, Idiomas, Máquinas, Medicina ou Manipulação) e/ou combate (corporal ou á distância). Algumas classes também podem usar magia (arcana ou divina). A classe também define o equipamento que o personagem usa.

    Classe
    Habilidades
    Equipamento
    Guerreiro
    Treinado em combate corporal
    Arma +3, Armadura +2, Escudo
    Ladino
    Treinado em Crime
    Arma +2, Armadura +1
    Mago
    Treinado em Idiomas e magia arcana
    Arma +2, Armadura +0
    Clérigo
    Treinado em magia divina
    Arma +2, Armadura +2, Escudo
    Druida
    Treinado em magia divina e Sobrevivência
    Arma +2, Armadura +0, Escudo
    Bardo
    Treinado em Artes e magia arcana
    Arma +2, Armadura +1
    Ranger
    Treiando em Sobrevivência e combate á distância
    Arma +3, Armadura +1
    Paladino
    Treiando em combate corporal e magia divina. Deve sempre lutar pela bondade e pela ordem, nunca mentir, roubar ou trapacear e sempre ajudar pessoas boas, ou perderá os poderes divinos temporariamente
    Arma +3 , Armadura +2, Escudo
    Bárbaro
    Treinado em combate corporal e Sobrevivência. É analfabeto. +4 PVs totais
    Arma +3, Armadura +0.
    Monge
    Treinado em combate desarmado. +4 PVs totais
    Nenhum


    Equipamento


    Cada personagem começa com 100 moedas para comprar seu equipamento. Aqui estão listados os mais básicos.

    Item
    Preço
    Exemplo
    Arma +3
    50
    Espada longa, machado, lança, arco composto, etc.
    Arma +2
    30
    Adaga, funda, espada curta, arco, cajado, mangual, etc.
    Armadura +1
    40
    Armadura de couro, gubão de peles, etc.
    Armadura +2
    60
    Cota de malha, armadura de placas ou completa, etc.
    Escudo
    40
    Pequeno, grande, de madeira ou aço, redondo, etc.
    Munição (x10)
    5
    Flechas, balas, virotes, pedras (para funda), etc.
    Tocha
    5
    Ilumina 10m por 1 hora
    Ração
    5
    Comida para uma pessoa por 1 dia
    Tenda
    10
    Tenda para até 4 pessoas

    ★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★
    ...
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    Re: Platinum RPG

    Mensagem por Kindex em Qua 01 Maio 2013, 11:59

    Magias


    Magos e Bardos conjuram magia arcana. Druidas, Clérigos e Paladinos conjuram magias divinas. Estas classes são chamadas de Conjuradoras.

    Conjurando Magias: Cada classe pode conjurar no máximo 4 magias por dia, ou 5 se tiver um atributo Inteligência (para Magos), Carisma (para Bardos) ou Sabedoria (para Druidas, Paladinos e Clérigos).

    Conjurar uma magia basta o jogador dizer ao mestre qual magia pretende conjurar. Ela acerta automaticamente a menos que a descrição diga o contrário.

    Magias Conhecidas: Cada classe possui um número de magias conhecidas. Você deve escolhê-las da lista de magias arcanas ou divinas dependendo da classe.

    Magos: 6

    Bardos e Clérigos: 4

    Druida: 5

    Paladino: 3

    Magias Arcanas

    Magia
    Efeito
    Bola de fogo
    Causa 2 pontos de dano e mais 1 no turno seguinte.
    Relâmpago
    Causa 3 pontos de dano.
    Raio de gelo
    Causa 2 pontos e dano e aumenta em um nível a CD do próximo ataque do alvo.
    Ilusão
    Cria uma ilusão de até 2m que dura 1 hora. Sem som ou cheiro.
    Invocar criatura
    Invoca uma criatura para lutar pelo mago. Tem 6 PVs, Dano 3 e Armadura 0. Dura um minuto.
    Sono
    Alvo dorme por uma hora se falhar num testes de CD 3, e acorda se sofrer qualquer dano.
    Detectar magia
    Detecta a direção e intensidade de um objeto ou criatura sob efeito de magia por 1 minuto
    Levitação
    Alvo levita a até 2m de altura do chão por 1 minuto
    Arma mágica
    Arma recebe +1 no dano por 1 minuto
    Magias Divinas

    Magia
    Efeito
    Cura
    Restaura 3 PVs do conjurador ou do alvo ao toque
    Luz sagrada
    Causa 3 pontos de dano em mortos-vivos, demônios e outras criaturas das trevas.
    Proteção
    Aumenta em um nível a CD para atingir o alvo por 1 minuto
    Barreira mística
    Aumenta a armadura do alvo em +1 por 1 minuto
    Bênção divina
    Diminui em 1 nível a CD de um teste seu ou do alvo
    Invocar animais
    Invoca 1d6 animais, com 4 PVs, Dano 2 e Armadura 0 por 1 minuto.
    Detectar o mal
    Igual a detectar magia, mas funciona apenas para criaturas com objetivos malignos
    Criar plantas
    Cria plantas comestíveis (comida para até 4 pessoas)
    Criar água
    Cria água potável (para até 4 pessoas)
    Combate


    O combate é bem simples. Primeiro, o mestre decide a ordem do combate (personagens com atributo Destreza geralmente atacam primeiro). O ataque é feito por um teste:

    Um personagem treinado em combate ataca um sem treinamento em combate: CD 2

    Um não treinado ataca um treinado em combate: CD 4

    Dois personagens com ou sem o mesmo treinamento: CD 3

    Pontos de Vida: Todo personagem tem 8 pontos de vida. Personagens com Constituição tem 10 pontos de vida.

    Dano: É causado pela arma e reduzido pela armadura. Inclua +1 para ataques corporais se tiver atributo Força ou ataques á distância se tiver atributo Destreza (que reflete a capacidade de acertar em locais estratégicos e desprotegidos).

    Escudos: O personagem pode defender com um escudo se quiser. Nesse caso, o dano não é reduzido pela armadura, e sim absorvido pelo escudo, que leva todo o dano. Um escudo tem 10 PVs, e se chegar á 0 ele quebra.

    Bestiário


    Aqui uma pequena lista com monstros e inimigos para você usar em suas aventuras.

    Kobold

    Classe: Nenhuma

    Atributo: Nenhum

    Pts de Vida: 4

    Dano 2 (lança) Armadura 0 (pêlos)

    Essa pequena criatura parece uma mistura de réptil e cachorro. É muito covarde e sempre ataca em vantagem numérica.
    Goblin

    Classe: Nenhuma ou Ladino

    Atributo: Destreza

    Pts de Vida: 4

    Dano 2 (adaga) Armadura 0 (vestes)

    Uma criaturinha esverdeada que vive em cavernas, becos e ás vezes assalta viajantes em estradas.
    Esqueleto

    Classe: Nenhuma

    Atributo: Nenhum

    Pts de Vida: 5

    Dano 2 (espada enferrujada) Armadura 0 (couro podre)

    Esse morto-vivo é o esqueleto de uma criatura que morreu e foi animada por energia negativa.
    Esqueleto Guerreiro

    Classe: Guerreiro

    Atributo: Força

    Pts de Vida: 6

    Dano 3 (espada longa) Armadura 1 (armadura enferrujada)

    Um esqueleto mais poderoso que costuma comandar esqueletos comuns ou servir como general por algum necromante.
    Orc

    Classe: Nenhuma

    Atributo: Força

    Pts de Vida: 6

    Dano 3 (machado ou porrete) Armadura 0 (pele ou couro)

    Essa grande criatura verde tem presas nas mandíbulas e vive em tribos bárbaras, ou no subterrâneo.
    Orc Bruto

    Classe: Bárbaro

    Atributo: Força

    Pts de Vida: 8

    Dano 3 (machado de batalha) Armadura 1 (couro)

    Um orc maior e mais poderoso que o normal. Costuma ser líder de uma tribo ou general de guerra.
    Ogre

    Classe: Bárbaro

    Atributo: Força e Constituição

    Pts de Vida: 20

    Dano 3 (porrete) Armadura 1 (vestes reforçadas)

    Um brutamontes gigante, feio, fedorento, e muitas outras coisas desagradáveis. Vive em cavernas, geralmente sozinho.




    Platinum RPG

    Por Kindex Rockslide

    Você pode usar esse sistema para seus projetos pessoais, comerciais ou não, desde que cite esta fonte e coloque esta mesma licença no sistema!

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    Re: Platinum RPG

    Mensagem por Kindex em Qua 01 Maio 2013, 12:02

    E essa é só a 1ª edição. Na 2ª eu pretendo colocar um sistema de progressão de níveis, um sistema de talentos e magias também.

    Mas antes tenho que fazer o playtest, acho que 8 PVs de base é muito, talvez devesse ser 6 PVs.

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    Re: Platinum RPG

    Mensagem por Kindex em Qua 01 Maio 2013, 13:02

    Tenho que corrigir ainda o bug do Monge (esqueci de colocar que ele causa 2 pontos de dano mesmo desarmado)

    ★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★
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    Re: Platinum RPG

    Mensagem por Pontus Maximus em Qua 01 Maio 2013, 13:27

    Bem legal. Mas vê se cria algo para histórias modernas também, só um pedido meu.
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    Re: Platinum RPG

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