Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Palavras chave

akitã  Liga  

Últimos assuntos
» Papo Livre
Dom 12 Nov 2017, 21:02 por Atmo

» Dados Fúria de Titans
Qua 08 Nov 2017, 19:07 por Admin

» Coisas Estranhas e Bizarras !
Qua 01 Nov 2017, 23:47 por 087

» Organizações
Sab 28 Out 2017, 22:06 por Pontus Maximus

» Bens Imóveis
Sab 14 Out 2017, 23:02 por Mataro

» Fichas Fúria de Titans
Sab 26 Ago 2017, 15:03 por Mataro

» FÚRIA DE TITANS - A Batalha Final
Ter 01 Ago 2017, 20:17 por Joshua

» Tópico Off - O Desafio - FÚRIA DE TITANS
Ter 01 Ago 2017, 17:23 por Oz

» Zakharov: [Ascensão]
Dom 11 Jun 2017, 21:50 por Mataro


Regras para Nicho.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Regras para Nicho.

Mensagem por Mataro em Seg 17 Fev 2014, 00:16

Poder & Nicho
Em campanhas mais realistas como as de Mega City Contra-Ataca, o nível de poder é o mesmo das pessoas comuns. Mas isso pode levar a alguns probleminhas…

Em RPG, limitar os personagens — os heróis da história — dessa forma pode ser bastante frustrante. Muitos jamais conseguirão acertar um soco sequer em qualquer capanga sem nome. Então, o jeito é aumentar um pouquinho o limite dos personagens. Afi nal, temos pessoas extraordinárias entre nós, que passam a vida treinando para se colocar entre os melhores dos melhores: atletas olímpicos, soldados de elite, cientistas de ponta... Essas pessoas podem não ser “superpoderosas”, mas certamente são boas naquilo que fazem!

Em outras palavras, em uma campanha realista superpoderes não têm lugar; o que destaca os personagens é sua qualidade extrema em alguma coisa que pode ser aprendida ou treinada. Entre seus companheiros, cada personagem é o melhor dentro de uma coisa específi ca — seu “nicho” dentro do grupo. Por exemplo, um personagem com o nicho Poder de Fogo atira melhor que os outros personagens do grupo (e que a maioria das pessoas). Ele pode comprar valores mais altos em PdF do que as regras para campanhas mais realistas permitiriam — coisa que os outros heróis não podem fazer.
Chamamos isso de “proteção de nicho”.

Entretanto, mesmo em seu nicho, um aventureiro ainda é uma pessoa “normal”. Por exemplo, um lutador realista pode enfrentar dois ou três bandidos ao mesmo tempo — mas certamente terá problemas se tiver que enfrentar dez ou vinte! Da mesma forma, um cientista realista pode ser capaz de invenções mirabolantes, mas ainda está limitado pelas leis da física. 

Mesmo que seu personagem seja um gênio, não poderá criar uma máquina do tempo, por exemplo!
Cabe ao mestre manter a coerência dentro do cenário, e aos jogadores, se adaptarem a isso. Lembre-se: Mega City Contra-Ataca é sobre pessoas comuns fazendo coisas extraordinárias. A graça aqui é enfrentar os desafi os sabendo que você só pode contar com suas boas ideias e perseverança. É mais difícil, sim... Mas quando você consegue, é muito mais gratifi cante!

A proteção de nicho também serve para limitar os personagens: afinal, seu herói vai ser bom no quê? Não adianta tentar ser bom em tudo, pois cada um tem seu nicho específico.

Veja os efeitos da proteção de nicho mais adiante.

Criando um Aventureiro

“Aventureiro” é o termo para os personagens realistas de Mega City. Eles são os heróis mais fracos da Cidade das Cidades — não contam com superpoderes, tecnologia avançada ou dons sobrenaturais. Mas, justamente por isso, são os mais
dedicados — e talvez os mais valentes.

Aventureiros são sempre Novatos, construídos com 5 pontos (e até –3 pontos de desvantagens). Além da pontuação baixa, eles têm duas limitações: não podem ter características acima de 2 e não podem comprar vantagens restritas e proibidas. 

Entretanto, com a regra de proteção de nicho, podem sobrepujar um pouco esses limites.




Proteção de Nicho

Quando estiver construindo seu personagem, escolha um nicho entre Força, Habilidade, Resistência, Armadura, Poder de Fogo ou uma vantagem Restrita. Se escolher uma característica, poderá ter esta característica em até 3, lembrando que o limite normal para Mega City Contra-Ataca é 2. Você não ganha o ponto na característica, apenas o direito de comprá-lo! Você não precisa usar este direito na construção de personagem; pode deixar para fazer isso mais tarde, com pontos de experiência. 

Nesse caso, seu nicho representa um potencial ainda inexplorado.
Ter como nicho vantagem significa que você pode comprar umae somente uma — vantagem restrita. Assim como com características, você não ganha a vantagem em si, apenas o direito de comprá-la. Vantagens restritas são aquelas normalmente consideradas exageradas — ou mesmo super-heroicas ou sobrenaturais —, mas que podem ser atribuídas a treinamento contínuo, rigoroso e exaustivo. Note que, mesmo com um nicho, você não pode comprar vantagens proibidas. 

Essas são simplesmente muito forçadas para uma campanha realista, por mais que você tente arranjar uma desculpa para elas... A lista de vantagens restritas e proibidas esta abaixo.




A seguir está uma lista de arquétipos e seus respectivos nichos. A lista é apenas uma sugestão; você não é obrigado a segui-la!



Aventuras


Por um lado, os personagens em uma campanha realista estão limitados àquilo que podem treinar. Por outro, as ameaças que enfrentam também estão presas às mesmas regras. Em uma campanha de Mega City Contra-Ataca, é mais comum os heróis enfrentarem bandidos de rua e mafiosos na escuridão de becos e armazéns do que alienígenas em estações orbitais. Mas isso não significa que as aventuras tenham de ser repetitivas ou banais.

Inspire-se em histórias que puxam para o realismo (mesmo que forcem-no ao limite), como os filmes de James Bond, Identidade Bourne e Tropa de Elite, ou seriados como 24 Horas e CSI. Cada aventura engloba um problema diferente — se um dia os heróis são glorifi cados na TV, o que acontece quando surge um vídeo editado de maneira a parecer que eles são bandidos e assassinos?

O que eles fazem quando um ente querido é raptado ou ameaçado? Se forem chantageados, qual será sua reação?

Mas também não deixe de extrapolar um pouco. Não se deixe limitar apenas pelo que é realista. Considere também aquilo que é plausível dentro do mundo de jogo (lembre-se apenas de manter a coerência). Por exemplo, permita que os vilões consigam resultados que seriam impossíveis ou muito difíceis para os personagens: talvez um grupo de cientistas consiga sintetizar um composto capaz de conceder superforça (mas não muito mais do que um anabolizante ou hormônio do mundo real), mesmo que por apenas umas poucas horas. Ou uma droga capaz de efeitos imprevisíveis, como resistência física acima do normal ou reflexos e agilidade ampliadas, mas com efeitos colaterais terríveis e incapacitantes (talvez temporários, talvez permanentes).

O que dizer de experimentos governamentais supersecretos, que mexem com a genética humana em busca do supersoldado? Clonagem? Cibernética?

Extrapole, mas não demais. Se os vilões de sua campanha sempre conseguirem fazer tudo que os personagens não podem, sua campanha será extremamente curta e frustrante. Use o bom senso.

Se quiserem expandir essa parte com as vantagens é só copiar do Manual, colocar em uma aquivo de texto e colar aqui.


Super Proteção de Nicho

Vantagem Equipamento

★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★
avatar
Mataro
Arcano Imperial
Arcano Imperial

Mensagens : 3111
Pontos de Experiência : 16387
Boa Fama : 15
Data de inscrição : 31/03/2012
Localização : Airy

Ficha do personagem
Básico:
Vantagens/Desvantagens/Perícias:
Descrição História:

Ver perfil do usuário http://nonplusrpg.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Regras para Nicho.

Mensagem por Pontus Maximus em Seg 17 Fev 2014, 11:32

O Mataro valeu mesmo, mas tem como tu acrescentar as Vantagens e Desvantagens também por favor?
avatar
Pontus Maximus
Soldado de Deus
Soldado de Deus

Mensagens : 1984
Pontos de Experiência : 11893
Boa Fama : 16
Data de inscrição : 15/05/2012

Ficha do personagem
Básico:
Vantagens/Desvantagens/Perícias:
Descrição História:

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Regras para Nicho.

Mensagem por Mataro em Seg 17 Fev 2014, 12:16

Pontus Maximus escreveu:O Mataro valeu mesmo, mas tem como tu acrescentar as Vantagens e Desvantagens também por favor?

Não da não é complicado colocar o livro na frente e ficar horas copiando pra um arquivo de texto.

Essa vou deixar para vocs Smile

★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★
avatar
Mataro
Arcano Imperial
Arcano Imperial

Mensagens : 3111
Pontos de Experiência : 16387
Boa Fama : 15
Data de inscrição : 31/03/2012
Localização : Airy

Ficha do personagem
Básico:
Vantagens/Desvantagens/Perícias:
Descrição História:

Ver perfil do usuário http://nonplusrpg.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Regras para Nicho.

Mensagem por Pontus Maximus em Seg 17 Fev 2014, 17:18

Beleza então eu vou tentar dar uma improvisada por enquanto  Smile
avatar
Pontus Maximus
Soldado de Deus
Soldado de Deus

Mensagens : 1984
Pontos de Experiência : 11893
Boa Fama : 16
Data de inscrição : 15/05/2012

Ficha do personagem
Básico:
Vantagens/Desvantagens/Perícias:
Descrição História:

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Regras para Nicho.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum