Forum Plus
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Mansão do Torturador 2
Alinhamento As 9 Tendências I_icon_minitimeSeg 14 Mar 2022, 12:49 por Pontus Maximus

» Mansão do Torturador 1
Alinhamento As 9 Tendências I_icon_minitimeSeg 14 Mar 2022, 12:45 por Pontus Maximus

» Downloads
Alinhamento As 9 Tendências I_icon_minitimeDom 21 Fev 2021, 14:32 por Mataro

» A Resistência de Lamnor
Alinhamento As 9 Tendências I_icon_minitimeSáb 15 Dez 2018, 10:47 por Saphira

» Papo Livre
Alinhamento As 9 Tendências I_icon_minitimeQua 12 Dez 2018, 14:20 por Saphira

» Vingança Élfica 3D&T Alpha [Off ]
Alinhamento As 9 Tendências I_icon_minitimeQua 12 Set 2018, 09:06 por Saphira

» A Vingança Élfica 3D&T Alpha
Alinhamento As 9 Tendências I_icon_minitimeQua 12 Set 2018, 09:05 por Saphira

» Zakharov: [Ascensão]
Alinhamento As 9 Tendências I_icon_minitimeSáb 08 Set 2018, 15:23 por Saphira

» Ascensão [Dados]
Alinhamento As 9 Tendências I_icon_minitimeSáb 01 Set 2018, 19:25 por Oz


Alinhamento As 9 Tendências

Ir para baixo

Alinhamento As 9 Tendências Empty Alinhamento As 9 Tendências

Mensagem por Mataro Sáb 26 Set 2015, 00:56

Em arcano não é um conceito imutável, é somente uma forma de determinar mais facilmente quais são as crenças e valores de um personagem, principalmente NPCs.

Tendência

O bem e o mal não são conceitos filosóficos no mundo do RPG. Eles são as forças que definem o cosmos. Demônios caminham pelo mundo, disfarçados de Humanos, tentando as pessoas para o mal. Os clérigos sagrados usam o poder do bem para proteger os fiéis. Os devotos dos deuses malignos trazem a ruína aos inocentes para se destacarem perante suas divindades, confiantes que receberão a recompensa na próxima vida. Os paladinos confrontam sem temor os malfeitores, conscientes de que está pequena existência não merece preocupação. 

Os senhores da guerra se voltam pata qualquer poder sobrenatural que possa ajudá-los em suas conquistas e os emissários dos deuses bons e malignos prometem recompensas em troca de um juramento de lealdade. Em termos gerais, a moral e a atitude pessoal de uma criatura ou personagem estão representadas por sua tendência: Leal e Bom, Neutro e Bom, Caótico e Bom, Leal e Neutro, Neutro, Caótico e Neutro, Leal e Mau, Neutro e Mau e Caótico e Mau.

A tendência é uma ferramenta para desenvolver a identidade de seu personagem, não uma amarra para restringi-lo; Cada tendência representa uma grande variedade de personalidades ou filosofias distingas, portanto dois personagens Leais e Bons podem ser bastante diferentes entre si. Além disso, poucas criaturas são completamente consistentes. 

Um personagem Leal e Bom pode ser ambicioso, ocasionalmente sendo tentado a roubar algo ou acumular alguma coisa que possui, mesmo que não seja a reação mais ordeira ou bondosa que existe, As pessoas também não são constantes o tempo todo. Os personagens Bons perdem a paciência, os Neutros se sentem inspirados a realizar atos nobres e assim por diante. Escolher uma tendência para o seu personagem significa que você deseja interpretá-lo de um modo concreto. Caso seu personagem aja de uma maneira mais apropriada à outra tendência, o Mestre pode decidir mudá-la para se adaptar às suas ações.

Bem e Mal
Os personagens e as criaturas boas protegem a vida inocente. Os personagens e as criaturas malignas corrompem ou eliminam a vida inocente, seja por diversão ou para tirar proveito. “Bom” implica altruísmo, respeito pela vida e preocupação com a dignidade dos seres conscientes. Os personagens bons fazem sacrifícios pessoais para ajudar outros seres. “Mau” indica um desejo de ferir, oprimir e matar. 

Algumas criaturas simplesmente não têm compaixão pelas demais e matam sem remorso, caso lhes seja conveniente. Outras, dedicam-se ativamente a propagar o mal, caçando por esporte ou seguindo ordens de um deus ou mestre maligno. As pessoas que são neutras em relação ao bem e o mal não gostam de matar inocentes, mas não possuem a força de vontade para fazer sacrifícios e proteger ou ajudar os demais. As pessoas Neutras são vinculadas aos demais por questões de relação pessoal. 

Alguém com essa tendência poderia se sacrificar para proteger sua família ou sua terra natal, mas nunca faria isso por estranhos que não tenham nenhuma relação direta com ele. Ser Bom ou Mau pode ser uma escolha consciente, como um paladino que tenta seguir seus ideais ou o clérigo maligno que causa pânico e dor para imitar seu deus. Porém, para a maior parte das pessoas, ser Bom ou Mau é uma atitude que pode ser reconhecida, mas não escolhida. Ser Neutro no eixo do bem e do mal normalmente representa uma falta de inclinação para qualquer aspecto mas, para alguns, isso indica um compromisso com uma perspectiva equilibrada. Mesmo reconhecendo que o bem e o mal são estados objetivos e não somente opiniões, essas pessoas acreditam que manter o equilíbrio entre ambos é a melhor opção, ao menos para eles. Os animais e outras criaturas incapazes de ações morais são Neutras, mas nunca serão Boas ou Más. Mesmo as víboras mais letais e os tigres mais ferozes são Neutros, pois não têm a capacidade moral para se comportar de maneira correta ou incorreta.

Ordem e Caos

Os personagens Leais dizem a verdade, mantêm sua palavra, respeitam a autoridade, honram a tradição e julgam aqueles que não cumprem seu dever. Os personagens Caóticos seguem apenas sua própria consciência, ressentem-se daqueles que lhes dão ordens, preferem novas idéias à tradição e fazem o que prometem se estiverem dispostos. “Leal” implica honra, confiança e obediência à autoridade. Por outro lado, a ordem pode conservar a teimosia, adesão reacionária à tradição, predileção em julgar todas as pessoas e falta de adaptabilidade. Os mantenedores conscientes da ordem dizem que só o comportamento Leal criará uma sociedade onde as pessoas podem depender das outras e tomar as melhores decisões, confiando plenamente que os demais agirão da mesma forma. “Caos” implica liberdade, adaptabilidade e flexibilidade. Por outro lado, conserva a imprudência, ressentimento com a autoridade legítima, ações arbitrárias e irresponsabilidade. Os promotores do comportamento Caótico afirmam que somente a liberdade pessoal completa permitirá que as pessoas se expressem na íntegra e que a sociedade se beneficie de todo o potencial acumulado pelos indivíduos que a integram. As pessoas que são Neutras em relação à Ordem e o Caos normalmente res- peitam a autoridade, mas não se sentem inspiradas a obedecer ou se rebelar contra ela. São pessoas honestas, mas que podem ser levadas a mentir ou a enganar os demais. A devoção à ordem ou ao caos pode ser uma escolha consciente, mas na maioria das vezes é só um aspecto de personalidade que é reconhecido, mas não escolhi- do. A neutralidade no eixo da ordem e do caos representa um ponto intermediário, um estado onde o indivíduo não se sente atraído por nenhum dos aspectos. Porém, alguns indivíduos com essa tendência afirmam que a Neutralidade é superior à Ordem e ao Caos, pois consideram que ambos são extremos com suas devidas contrapartes. Os animais e outras criaturas incapazes de tomar decisões morais são Neutras. Os cães podem ser obedientes e os gatos independentes, mas não têm a capacidade moral para se comportarem de maneira Leal ou Caótica.

As Nove Tendências
As nove tendências a seguir abrangem todas as combinações possíveis nos eixos Ordem e Caos ou Bem e Mal. Cada descrição representa um personagem típico daquela tendência. Lembre-se que os indivíduos afastam-se da normalidade: um personagem pode agir de modo diferente em relação à sua tendência de um dia para o outro. Use essas descrições como um guia, não como regras a serem obedecidas.

Leal e Bom, “Cruzado” 

Um personagem com essa tendência se comporta como todos esperam que uma pessoa boa o faça. Ele combina a vontade de combater o mal com a disciplina de lutar incessantemente. Ele diz a verdade, mantém sua palavra, ajuda os que estão em necessidade e combate as injustiças. Um personagem Leal e Bom detesta ver os culpados saírem impunes.

Neutro e Bom, “Benfeitor"

Um personagem Neutro e Bom faz o melhor que uma pessoa boa conseguiria. Ele é devotado a ajudar os outros e colabora com reis e magistrados, mesmo não se sentindo obrigado a fazê-lo.

Caótico e Bom, “Rebelde” 

Um personagem Caótico e Bom se com- porta de acordo com a sua consciência, sem se preocupar com o que os outros esperam dele. Ele faz as coisas do seu jeito, mas é educado e benevolente. Ele acredita no bem, mas não vê utilidade para as leis e os regulamentos. Ele detesta quando as pessoas tentam intimidar os mais fracos e dizer-lhes o que fazer. Ele segue sua própria “bússola moral” que, embora tenha uma inclinação para o Bem, algumas vezes não coincide com as diretrizes da sociedade.

Leal e Neutro, “Juiz"

Um personagem Leal e Neutro se comporta de acordo com a lei e a tradição, ou é dirigido por um código de conduta pessoal. Para ele, a ordem e a organização são importantíssimos. Ele pode acreditar em uma ordem pessoal e viver segundo um código ou padrão, ou acreditar em uma mesma ordem para todos e preferir um governo forte e organizado.

Puro Neutro, “Indeciso” 

Um personagem Neutro sempre faz o que lhe parece ser uma boa idéia. Ele não se sente inclinado fortemente por um lado ou pelo outro quando o assunto é lei contra caos ou o bem contra o mal. Na maioria das ocasiões, a neutralidade é, na verdade, mais uma falta de convicção do que um compromisso com a própria neutralidade. Esse tipo de personagem considera o Bem melhor que o Mal. Afinal, ele prefere ter bons vizinhos e governantes. Ainda assim, ele não se vê pessoalmente inclinado a defender o bem de modo abstrato ou universal. Por outro lado, alguns personagens Neutros se dedicam filosoficamente à neutralidade. Eles consideram o Bem, o Mal, a Ordem e o Caos extremos perigosos e prejudiciais. Eles afirmam que, a longo prazo, o ponto intermediário da neutralidade é a opção mais favorável e equilibrada do cosmos.

Caótico e Neutro, “Espírito Livre”

Um personagem Caótico e Neutro obedece apenas à sua vontade. Trata-se de uma pessoa individualista, que valoriza sua própria liberdade e não tenta proteger a liberdade dos demais. Ele evita a autoridade, ressente-se das restrições e desafia as tradições. Um personagem Caótico e Neutro não prejudica intencionalmente as organizações como parte de uma campanha em favor da anarquia. Para fazer isso, ele deveria se sentir inspirado pelo bem (com um desejo de libertar os outros) ou pelo mal (com uma vontade de causar sofrimento àqueles que discordam dele). Um personagem Caótico e Neutro pode ser imprevisível, mas seu comportamento não é totalmente aleatório. É mais provável que ele atravesse uma ponte, não que se atire dela.

Leal e Mau, “Dominador” 

Um vilão Leal e Mau usurpa o que deseja metodicamente, dentro dos limites de seu código de conduta, mas sem se preocupar com quem será prejudicado. Ele se preocupa com a tradição, a lealdade e a ordem, mas não se importa com a liberdade, a dignidade ou mesmo com a vida. Ele joga segundo as regras, mas sem mostrar piedade nem compaixão. Sente-se confortável com a hierarquia e gostaria de governar, mas também aceita servir. Ele não condena os outros pelas atitudes que tomam, mas por sua raça, religião, terra natal ou posição social. Ele reluta em infringir as leis ou quebrar uma promessa; essa relutância, em parte, se deve à sua própria natureza, mas também à sua necessidade de organização para se proteger daqueles capazes de enfrentá-lo por diferenças morais. Alguns vilões Leais e Maus respeitam alguns tabus específicos, como não matar a sangue frio (ordenando essas execuções a seus subalternos) ou não permitir que crianças sejam feridas (sempre que puder ser evitado). Eles acreditam que esses escrúpulos os colocam acima dos vilões sem princípios. Um barão conspirador com planos de expansão e que explora seus servos é um exemplo de um personagem Leal e Mau. Algumas criaturas e pessoas leais e malignas são levadas a praticar o mal com o mesmo fanatismo que um cruzado tenta propagar o bem. Além de estar disposto a ferir os demais em proveito próprio, estes personagens sentem prazer na maldade como um objetivo final. Eles também são capazes de propagar o mal como parte de seus deveres para um deus ou mestre maligno. Leal e Mau é uma tendência muito perigosa, porque representa a maldade metódica, intencional e freqüentemente bem-sucedida.

Neutro e Mau, “Malfeitor”

Um vilão Neutro e Mau fará o possível para sair impune e se preocupa única e exclusivamente consigo. Ele não derrama lágrimas por suas vítimas, matando para obter vantagens, por esporte ou por conveniência. Ele não tem apreço nenhum pela ordem e não sustenta a ilusão de que o respeito pela lei, pelas tradições ou por um código de ética o tornaria melhor ou mais nobre. Por outro lado, ele não tem a natureza inquieta ou a afeição pelo conflito que caracteriza um vilão Caótico e Mau. O criminoso que rouba e assassina para conseguir o que deseja é um exemplo de personagem Neutro e Mau. Alguns vilões neutros e malignos defendem a maldade como um ideal, propagando o mal como um objetivo. Muitas vezes, esses vilões são devotos de um deus ou seita maligna ou pertencem a sociedades secretas. Neutro e Mau é uma tendência muito perigosa, porque representa o mal puro, sem honra ou variação.

Caótico e Mau, “Destruidor” 

Um personagem Caótico e Mau realiza o que sua ambição, ódio ou ânsia de destruição o inspiram a fazer. Ele tem um temperamento forte, traiçoeiro, é arbitrariamente violento, cruel e imprevisível. Ele simplesmente usurpa o que deseja, é brutal e não sente piedade ou remorso. Quando está propagando o mal e o caos, é ainda pior. Felizmente, seus planos são cheios de falhas e todos os grupos formados por esses personagens são pouco organizados. Em geral, os personagens Caóticos e Maus só conseguem trabalhar em equipe através da força, e seus líderes conservam seus cargos enquanto conseguem evitar as derrotas ou as tentativas de assassinato. Um feiticeiro louco, elaborando esquemas de vingança e destruição, é um personagem Caótico e Mau. Caótico e Mau é uma tendência muito perigosa, porque não representa somente a destruição da beleza e da vida, mas também da ordem onde elas são fundamentadas.
Mataro
Mataro
Arcano Imperial
Arcano Imperial

Mensagens : 3113
Pontos de Experiência : 18716
Boa Fama : 15
Data de inscrição : 31/03/2012
Localização : Airy

Ficha do personagem
Básico:
Vantagens/Desvantagens/Perícias:
Descrição História:

http://nonplusrpg.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos