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RPG Maker - Aula 1 - Eventos
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RPG Maker - Aula 1 - Eventos
Eventos
OBS: Não esquecer de estar no modo Editar Eventos.
Agora vou mostrar como fazer eventos.
Eventos são aqueles objetos que se pode interagir, algumas ações que você quer q aconteçam como um teleporte, e os NPCs que os heróis interagem.
Ex: Enviar o jogador a outro mapa (uma porta)= Teleporte, dialogar com um NPC, acionar um Switch (Alavanca) ...........
Para acionar um evento é só estar no modo Edição de Eventos, olhe o Basicão do RPG Maker e dar um duplo clique com o mouse no local onde você quer o vento.
Ao abrir a janela de ventos você vê a imagem abaixo.
1= Gráfico do evento: aqui você coloca como quer que o evento apareça, pode ser um baú, algum outro objeto ou até gráficos animados de personagens e animais. Para ter acesso aos gráficos de um duplo clique nessa janela.
2= Tipos de Movimento: nessa parte é que você decide se o objeto será fixo ou móvel (Tipo de Movimento); Velocidade (a velocidade que o gráfico se movimenta) e Frequência ( velocidade que os gráficos se alteram, quanto maior mais elétrico o personagem será )
3= Condição de Início: Aqui é a condição de início para o evento, se ela não for satisfeita o evento não acontece.
Os Mais usados:
Pressionar Tecla: O jogador deve tocar o evento e pressionar a tecla de ação.
Ao tocar o Jogador: Quando o jogador tocar o evento (ele estando visível ou não), o evento vai ocorrer.
Início automático: O evento é iniciado imediatamente quando o jogador entra no mapa, ou quando outro evento o acionar.
4= Comando de Eventos: Área em que você edita os Eventos, para criar um evento de um duplo clique nessa janela.
5= Edição de Eventos: Aqui você edita os eventos que vão acontecer quando o jogador acionar o vento. ("3").
Exemplo: Criar um diálogo
Passo 1: Clica-se no mapa onde se deseja o evento de diálogo.
Passo 2: Escolhe-se o gráfico do diálogo, no caso um personagem qualquer.
Passo 3: Escolha a condição de início, no caso da imagem ao tocar o jogador.
Passo 4: clica-se na janela de comando de Ventos ("4").
Passo 5:Clica-se em mostrar Mensagem na Edição de Eventos ("5"), coloca-se o que deseja que o NPC fale.
Posição Inicial do Jogo
Clica-se no mapa com o botão direito do mouse onde se deseja que os personagens apareçam pela primeira vez no jogo e clicar em jogador.
OBS: Não esquecer de estar no modo Editar Eventos.
Agora vou mostrar como fazer eventos.
Eventos são aqueles objetos que se pode interagir, algumas ações que você quer q aconteçam como um teleporte, e os NPCs que os heróis interagem.
Ex: Enviar o jogador a outro mapa (uma porta)= Teleporte, dialogar com um NPC, acionar um Switch (Alavanca) ...........
Para acionar um evento é só estar no modo Edição de Eventos, olhe o Basicão do RPG Maker e dar um duplo clique com o mouse no local onde você quer o vento.
Ao abrir a janela de ventos você vê a imagem abaixo.
1= Gráfico do evento: aqui você coloca como quer que o evento apareça, pode ser um baú, algum outro objeto ou até gráficos animados de personagens e animais. Para ter acesso aos gráficos de um duplo clique nessa janela.
2= Tipos de Movimento: nessa parte é que você decide se o objeto será fixo ou móvel (Tipo de Movimento); Velocidade (a velocidade que o gráfico se movimenta) e Frequência ( velocidade que os gráficos se alteram, quanto maior mais elétrico o personagem será )
3= Condição de Início: Aqui é a condição de início para o evento, se ela não for satisfeita o evento não acontece.
Os Mais usados:
Pressionar Tecla: O jogador deve tocar o evento e pressionar a tecla de ação.
Ao tocar o Jogador: Quando o jogador tocar o evento (ele estando visível ou não), o evento vai ocorrer.
Início automático: O evento é iniciado imediatamente quando o jogador entra no mapa, ou quando outro evento o acionar.
4= Comando de Eventos: Área em que você edita os Eventos, para criar um evento de um duplo clique nessa janela.
5= Edição de Eventos: Aqui você edita os eventos que vão acontecer quando o jogador acionar o vento. ("3").
Exemplo: Criar um diálogo
Passo 1: Clica-se no mapa onde se deseja o evento de diálogo.
Passo 2: Escolhe-se o gráfico do diálogo, no caso um personagem qualquer.
Passo 3: Escolha a condição de início, no caso da imagem ao tocar o jogador.
Passo 4: clica-se na janela de comando de Ventos ("4").
Passo 5:Clica-se em mostrar Mensagem na Edição de Eventos ("5"), coloca-se o que deseja que o NPC fale.
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